De 25 a 26 de setembro - 2021

INFO

1ª Etapa do Campeonato Paranaense de Parapente 2021 - União da Vitória - PR1ª Etapa do Campeonato Paranaense de Parapente 2021 - União da Vitória - PR

Estão abertas as inscrições para a 1ª Etapa do Campeonato Paranaense de Parapente 2021, que acontecerá nos dias 25 a 26 de setembro no Morro do Carvão.

A etapa de abertura do campeonato será sediada no nova rampa do Morro do Carvão, localizado na divisa dos municípios de União da Vitória/PR e Porto União/SC, também conhecidas como as Gêmeas do Iguaçu. A organização do evento é realizada pela FVLP em parceria com o Clube Contestado de Voo Livre - CCVL.

Localizado a aproximadamente a 250 km da capital Curitiba e a 20 km da cidade de Porto União/SC, o Morro do Carvão promete ser um excelente lugar para a prática de campeonatos em virtude das excelentes condições meteorológicas da região.

O campeonato, que será valido para o ranking da FVLP, disponibilizará:- Resgate para os pilotos inscritos no eixo das provas;- Camisetas e kit roubada (frutas, água, etc.).

O parapente é um esporte individual, realizado ao ar livre, que não demanda interação ou equipe, desta forma, para viabilizar a etapa a FVLP e CCVL firmaram um acordo com a Prefeitura de União da Vitória, adotando algumas medidas que deverão ser seguidas pelos pilotos e organização: 
- Os pilotos deverão obrigatoriamente utilizar máscara durante todo o evento, podendo somente retirar no momento da decolagem.
- Certificado ANAC válido é obrigatório para a prática do voo livre.
- O envio dos arquivos de tracklog apuração e divulgação dos resultados exclusivamente remotos via grupo de whatsapp do evento:https://chat.whatsapp.com/CLPaofuf7um5UWWtnsbEqg

A premiação da etapa será realizada em data posterior.

Divulgaremos nos canais oficiais de comunicação da FVLP:

Facebook (https://www.facebook.com/FVLPr)

Instagram (https://www.instagram.com/fvlp.oficial)

Ressaltamos que devido as circunstâncias atuais, NÃO seremos tolerantes com o descumprimento destas premissas. O piloto que não cumprir os itens citados poderá ser excluído da etapa, tendo sua pontuação zerada.

Lembramos que os campeonatos são a forma mais rápida de evoluir tecnicamente no nosso esporte, além de garantir a possibilidade de trocar experiencias, desde que adotando as medidas corretas de segurança, com pilotos mais experientes. Desta forma convidamos especialmente os pilotos iniciantes no universo das competições para que venham participar conosco deste grande evento!

Free Fly e “Birutas”Free Fly e “Birutas”
Pilotos Biruta deverão estar inscritos e previamente identificados como Biruta. O voo será permitido antes da competição, mediante autorização do Juiz Geral.

O piloto biruta deve obrigatoriamente utilizar o rádio na frequência determinada, obedecendo a orientação de pouso no momento do Start ou não avanço para a prova. Lembrando que o resgate será somente no eixo da prova.


A modalidade Free Fly não será adotada, entretanto após o encerramento da janela de decolagem, os pilotos não inscritos poderão decolar cientes de que por não participarem do evento, não poderão utilizar o resgate ou qualquer outro benefício cedido pela organização.

Veja mais informações sobre a rampa do Morro do Carvão em União da Vitória, no guia 4 Ventos.

 

QG da Competição

Quiosque da rampa.

https://goo.gl/maps/UttHqTyFfvDUsJ7F8

Atenção: O local do QG pode ser alterado por conta da previsão meteorológica.

A programação atualizada será postada no grupo de whatsapp do evento:https://chat.whatsapp.com/CLPaofuf7um5UWWtnsbEqg

 

Categorias

O Campeonato Paranaense de Parapente 2021 segue o regulamento FAI, permitindo somente velas homologadas que serão distribuídas nas categorias: Open, Serial, Sport e Sport Light e Feminino.

- OPEN: Será formada por pilotos que competem com parapentes homologados.
- SERIAL: Será formada por pilotos que competem com parapentes homologados com classificação EN-D ou inferiores, desde que esses parapentes não tenham mais que 7 de A.R. (Aspect Ratio/Alongamento).
- SPORT: Será formada por pilotos que competem com parapentes homologados com classificação EN-C ou inferiores.
- SPORT LIGHT: Será formada por pilotos que competem com parapentes homologados com classificação EN-B ou inferiores.
- FEMININO: Será formada por pilotos do sexo feminino que competem com parapentes homologados.

 

Premiação da etapa

Trofeu para os primeiros 03 (três) colocados de cada categoria.

 

Comprovação de Voo

A Federação de Voo Livre do Paraná utilizará a comprovação do voo através do GPS do piloto.
Devido a pandemia, o piloto deverá enviar o tracklog de forma remota através do grupo de whatsapp da etapa até o horário limite que será divulgado no briefing do dia. O envio do arquivo correto e dentro do prazo é responsabilidade exclusiva do piloto.

 

Report de Pouso e Resgate

O report de pouso é obrigatório e poderá ser realizado por rádio, whatsapp, SMS, Spot, ou por telefone, preferencialmente nessa ordem, sob pena da perda dos pontos ou até mesmo a eliminação da competição.

Devido ao cenário pandêmico atual, o resgate ficará a cargo de cada competidor.

 

Free Fly e “Birutas”

Não será permitida a participação de pilotos Free Fly ou Birutas nesta etapa.

 

Grupo whatsapp da etapa

https://chat.whatsapp.com/CLPaofuf7um5UWWtnsbEqg

 

Organização

Federação de Voo Livre do Paraná e Clube Contestado de Voo Livre

Coordenador de QG: Raquel Venceslau
Coordenadores técnicos: Estevão Berri, Ronnie Koerick e Sandro Bichibichi
Juiz Geral: Aloysio Pinto (Coronel)
Apurador: Maicon Pellense (Mentira)
Assessor de imprensa: Hugo Casimiro (Portuga)

 

Como chegar

WayPoint: 26°19'53.7''S 50°55'53.8"W

Acesso: Localizada a aproximadamente a 250 km da capital Curitiba/PR e a 20 km da cidade de Porto União/SC. Após entrar na interseção entre a SC-280 e a SC-340, serão 10 km de estrada de terra em boas condições até a rampa.

Em dias secos, qualquer tipo de veículo chega até o local, devendo seguir pela estrada principal passando em frente à Igreja da Lança, Igreja Luterana e Cemitério de São Martinho pela estrada geral de São Martinho, mantendo sempre à esquerda nas bifurcações após o cemitério.

Seguindo pelo Google Maps, pode ir até o ponto 26°20'10.8"S 50°56'15.3"W e seguir até o fim da estrada até o pico do morro.https://goo.gl/maps/3op8UBihDhgKJC3BA

Opções de hospedagem

Pousada Recanto Bela Vista
https://www.pousadarecantobelavista.com.br/
A pousada está cedendo camping por R$ 30,00, entretanto os pilotos devem reservar com antecedência ao evento.


Hotel 10
https://visiteuniao.com.br/onde-ficar/hotel-10/


Hotel Riad
https://visiteuniao.com.br/onde-ficar/riad/


Hotel Turella
https://visiteuniao.com.br/onde-ficar/turela/


Hotel Florida
https://visiteuniao.com.br/onde-ficar/florida/

 

 

0
0
0
s2smodern

Próximos Eventos

icone parapente 6ª Etapa do Gaúcho de Parapente
04 a 05 de dezembro
Sapiranga - RS
icone parapente Final do Catarinense de Parapente
04 a 05 de dezembro
Pomerode - SC
icone parapente 3ª Etapa do Baiano de Parapente
11 a 12 de dezembro
Feira de Santana - BA

CBVL CAB FAI