De 30 nov. a 01 de dez. - 2019

INFO

Final do campeonato paranaense de parapente 2019 - Terra Rica - PR

No próximo dia 30 de novembro, os melhores atletas de parapente do Paraná estarão participando da Super Final do Campeonato Paranaense de Parapente, que será realizado nos Três Morrinhos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2019.

Os Três Morrinhos é considerado pelos atletas o melhor lugar do Paraná para se voar, por ser um local muito seguro, de relevo plano e livre de obstáculos, com muitas opções para pousos. Trata-se da etapa que encerra o Campeonato anual e deve ser muito disputada!

Só para se ter uma ideia das condições que os Três Morrinhos oferece aos pilotos, a previsão dentro da competição são de voos com distâncias entre 30 a 90 quilômetros do ponto de partida. Os pilotos irão decolar em Terra Rica e pousar em outras cidades da região.

A Final do Campeonato Paranaense de Parapente é uma promoção da Federação Paranaense de Voo Livre, com apoio da Prefeitura Municipal de Terra Rica, através da sua Secretaria de Turismo e também com a AVLNP (Associação de Vôo Livre do Norte do Paraná). A organização fica a cargo da FVLP (Federação de Voo Livre do Paraná).

Veja mais informações sobre a Rampa de voo livre dos Três Morrinho em Terra Rica no site Guia 4 Ventos.

Categorias da competição

O Campeonato Paranaense de Parapente 2019, segue decisão da FAI, onde serão somente permitidas velas homologadas, distribuídas em 04 (quatro) categorias distintas: Open, Serial, Sport e Sport Light:

Categoria OPEN: Será formada por pilotos que competem com parapentes homologados.

Categoria SERIAL: Será formada por pilotos que competem com parapentes homologados com classificação EN-D ou inferiores, desde que esses parapentes não tenham mais que 7 de A.R. (Aspect Ratio/Alongamento).

Categoria SPORT: Será formada por pilotos que competem com parapentes homologados com classificação EN-C ou inferiores.

Categoria  SPORT LIGHT: Será formada por pilotos que competem com parapentes homologados com classificação EN-B ou inferiores.

Categoria FEMININO: Será formada exclusivamente por pilotos do sexo feminino, não havendo distinção entre equipamentos (OPEN, SERIAL, SPORT e SPORT LIGHT) dentro nessa categoria.

OBS. 1: Todas as velas que foram adaptadas pelas fábricas para atenderem as normas da categoria “CCC”, devem obrigatoriamente ser atualizadas para competir, sob pena de desclassificação, conforme discriminadas no site da FAI (http://www.fai.org/civl-our-sport/competition-class-paragliders);

Comprovação de Voo

Em caso de apuração por Apuradores da Federação de Voo Livre do Paraná e o não uso de Live Track, a marcação de voo se dará pelo track log do GPS próprio do piloto, de forma que é responsabilidade do piloto a correta configuração de seu GPS para que grave os pontos adequadamente. O envio do traklog será remoto e de responsabilidade do piloto. Caso encontre dificuldades, basta solicitar ajuda.

Report de Pouso e Resgate

O report de pouso será obrigatório e poderá ser realizado por rádio, whatsapp, SMS, Spot, ou por telefone, preferencialmente nessa ordem, sob pena da perda dos pontos ou eliminação da competição em caso de reincidência.
O resgate será feito na rota da prova, num roteiro (estradas e horários) pré-determinado no briefing do dia.

Obs. 1: Será criado um Grupo de Whatsapp antes da prova, somente com os pilotos inscritos para que os mesmos também possam fazer o report de pouso e resgate por esse aplicativo.

Free Fly e “Birutas”

Pilotos inscritos no Free Fly e Birutas deverão aguardar a autorização do Diretor de Prova e/ou Juiz de Decolagem, podendo ainda se inscrever como “Birutas”, apresentando suas habilitações, assinando termo de responsabilidade específico e seguindo as regras as quais estarão subordinados (decolar na hora determinada, voar na freqüência da organização, não voar a rota da prova, etc).

A inscrição no Free Fly dá direito a camiseta alusiva ao evento, camping, café da manhã, jantar e toda a demais estrutura do campeonato. Haverá ainda transporte dos pilotos inscrito no Free Fly do QG para rampa e do pouso para o QG.

Staff da competição

Organização – FVLP – Federação de Voo Livre do Paraná
Presidente: Hilton Benke

Coordenador técnico – Estevão Berri
Diretor de Provas – Aloysio Nunes (Coronel)
Apuradores – Maicon Pellense (Mentira) / Hugo Tuiuiu
Coordenação de Resgate – Adailton
Coordenação de Decolagem – Adailton
Assessor de imprensa – Raquel Venceslau
Coordenador de QG – Raquel Venceslau

Contatos Organização

Federação de Voo Livre do Paraná
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Como chegar

Muitos pilotos vão a Terra Rica em seus próprios carros. Um grupo será aberto no Whatsapp onde será possível negociar caronas. Também é possível voar de Curitiba à Maringá e de lá pegar um ônibus ou taxi até Terra Rica.
Outra opção é pegar um ônibus até Guairaçá, município vizinho de Terra Rica.

Opções de hospedagem

Camping para pilotos inscritos:
O Portal 3 Morrinhos estará oferecendo camping gratuito para os pilotos e acompanhantes, com banheiros, água, internet e pontos de luz.

Basta apresentar a habilitação desportiva de piloto válida para ter direito ao desconto no camping.

Outras opções de hospedagem:
Aos que desejarem ficar em outras hospedagens, o município de Terra Rica tem as seguintes opções:

Shamballa Hotel
Rua Amapá, 1380 – (44) 3441-3166
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.shamballahotel.com.br

Victor Hotel Prolongamento
Av. São Paulo – Saída p Diamante do Norte
(44) 3441-2270

Grande Hotel
Avenida Euclides da Cunha, 961
(44) 3441-1385

Marco Hotel
Rua Marechal Deodoro, 786
(44) 3441-1949

 

0
0
0
s2smodern

Próximos Eventos

icone parapente Final do Paranaense de Parapente
De 30 de nov.  a 01 de dez.
Terra Rica - PR
icone parapente Copa Rio - Super Final
De 13 a 15 de dezembro
Porciúncula - RJ
icone parapente Panamericano de Parapente 2020
De 07 a 14 de março
Baixo Guandú - ES

CBVL CAB FAI