De 21 a 22 de Setembro - 2019

INFO

2ª etapa do campeonato paranaense de parapente 2019 - Japira - PR

Já estão abertas as inscrições para a 2ª Etapa do Campeonato Paranaense de Parapente 2019, que acontecerá no município de Japira - PR, nos dias 21 e 22 de setembro.

Conhecido por sua ótima rampa e nem tão agradável escadaria, o Pico Agudo de Japira oferece rampas com os quadrantes: SE | E | NE | N. Todas rampas de ótima inclinação, gramadas e com capacidade de decolagem para muitos equipamentos simultaneamente.

Mais informações sobre a rampa do Pico Agudo de Japira no site Guia 4 Ventos.

Trilha e Escadaria
O Pico Agudo não possui acesso por automóvel, apenas por caminhada. Toda a trilha é calçada, porém um pouco exigente para quem não está acostumado. Pensando nisso, a Prefeitura de Japira disponibilizará alguns carregadores, que poderão levar o equipamento do piloto ao custo de R$30,00 até o topo da rampa. Os carregadores estarão posicionados na entrada da trilha.

QG da Competição

À definir. Aguardem informações.

Abertura e Formalização das Inscrições

A formalização das inscrições (assinatura do termo de responsabilidade, cessão de uso de imagem, upload de waypoints, retirada do kit piloto) será realizada no QG, no sábado, 21 de fevereiro, a partir das 08:00h.
A formalização das inscrições também pode ser realizada no sábado pela manhã, dia 22 de fevereiro, também no QG, das 08:00h até as 9:30h.

Categorias da competição

O Campeonato Paranaense de Parapente 2019, 1ª Etapa Morro da Palha, segue decisão da FAI, onde serão somente permitidas velas homologadas, distribuídas em 04 (quatro) categorias distintas: Open, Serial, Sport e Sport Light:

Categoria OPEN: Será formada por pilotos que competem com parapentes homologados.

Categoria SERIAL: Será formada por pilotos que competem com parapentes homologados com classificação EN-D ou inferiores, desde que esses parapentes não tenham mais que 7 de A.R. (Aspect Ratio/Alongamento).

Categoria SPORT: Será formada por pilotos que competem com parapentes homologados com classificação EN-C ou inferiores.

Categoria  SPORT LIGHT: Será formada por pilotos que competem com parapentes homologados com classificação EN-B ou inferiores.

Categoria FEMININO: Será formada exclusivamente por pilotos do sexo feminino, não havendo distinção entre equipamentos (OPEN, SERIAL, SPORT e SPORT LIGHT) dentro nessa categoria.

OBS. 1: Todas as velas que foram adaptadas pelas fábricas para atenderem as normas da categoria “CCC”, devem obrigatoriamente ser atualizadas para competir, sob pena de desclassificação, conforme discriminadas no site da FAI (http://www.fai.org/civl-our-sport/competition-class-paragliders);

Comprovação de Voo

A Federação de Voo Livre do Paraná utilizará a comprovação do voo através de GPS do piloto.
O envio do traklog será remoto e de responsabilidade do piloto.

Em caso de apuração por Apuradores da Federação de Voo Livre do Paraná e o não uso de Live Track, a marcação de voo se dará pelo track log do GPS próprio do piloto, de forma que é responsabilidade do piloto a correta configuração de seu GPS para que grave os pontos adequadamente.

Report de Pouso e Resgate

O report de pouso será obrigatório e poderá ser realizado por rádio, whatsapp, SMS, Spot, ou por telefone, preferencialmente nessa ordem, sob pena da perda dos pontos ou eliminação da competição em caso de reincidência.

O resgate será feito na rota da prova, num roteiro (estradas e horários) pré-determinado no briefing do dia.

Obs. 1: Será criado um Grupo de Whatsapp antes da prova, somente com os pilotos inscritos para que os mesmos também possam fazer o report de pouso e resgate por esse aplicativo.

Free Fly e “Birutas”:

Pilotos inscritos no Free Fly e Birutas deverão aguardar a autorização do Diretor de Prova e/ou Juiz de Decolagem, podendo ainda se inscrever como “Birutas”, apresentando suas habilitações, assinando termo de responsabilidade específico e seguindo as regras as quais estarão subordinados (decolar na hora determinada, voar na freqüência da organização, não voar a rota da prova, etc).

A inscrição no Free Fly dá direito a camiseta alusiva ao evento, camping, café da manhã, jantar e toda a demais estrutura do campeonato. Haverá ainda transporte dos pilotos inscrito no Free Fly do QG para rampa e do pouso para o QG.

Staff da competição

Organização – FVLP – Federação de Voo Livre do Paraná
Presidente: Hilton Benke

Coordenador técnico – Hugo Lemes
Diretor de Provas – Aloysio Nunes (Coronel)
Apuradores – Maicon Pellense (Mentira) / Hugo Tuiuiu
Coordenação de Resgate – Mariana Guzzi Madalosso
Coordenação de Decolagem – Aloysio Nunes (Coronel)
Assessor de imprensa – Raquel Venceslau
Coordenador de QG – Mariana Guzzi Madalosso

Contatos Organização

Federação de Voo Livre do Paraná
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Opções de hospedagem

O município de Japira oferecerá área de camping e café da manhã para os pilotos inscritos no campeonato, incluindo os inscritos no Free Fly.

A cidade de Ibaiti, vizinha de Japira é muito bem servida de pousadas e hotéis, de todos os tipos e para todos os gostos.

 

0
0
0
s2smodern

Upcoming events

icone parapente 3ª Etapa do Paranaense de Parapente
From 12 to 13 October
Tibagi – PR
icone parapente Copa Rio Lite de Voo Livre
From 12 to 13 October
Rio de Janeiro - RJ
icone parapente 5ª Etapa do Catarinense de Parapente
From 26 to 27 October
Santo Amaro da Imperatriz - SC
icone parapente Copa Brasil Sport - Pré Brasileiro SportClass
New date soon
Baixo Guandu - ES

CBVL CAB FAI